segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Descoberta genética pode levar a novo tratamento contra calvície

Seg, 25 Fev, 12h05
LONDRES (Reuters) - A descoberta por pesquisadores de um gene relacionado com a queda de cabelos pode levar ao desenvolvimento de novos remédios para combater a calvície.
O gene é responsável por uma rara forma hereditária de calvície chamada hipotricose simples, uma doença que afeta uma pessoa a cada 200 mil e em que o doente começa a ficar careca já na infância, disseram os cientistas em um artigo publicado na revista Nature Genetics.
"Há uma boa chance de, com base nessas descobertas, criarmos uma terapia para combater a queda de cabelo", afirmou a coordenadora da pesquisa, Regina Bertz, do Instituto de Genética Humana, em uma entrevista concedida por telefone, nesta segunda-feira.
Atualmente, há no mercado os remédios Propecia, da Merck, e o Rogaine, da Pfizer, para combater a calvície. Esses medicamentos ajudam as pessoas a preservar seu cabelo, mas não incentivam o aparecimento de novos folículos capilares.
Analisando amostras de DNA de 11 membros de uma família da Arábia Saudita que apresenta a rara doença, os pesquisadores descobriram que uma mutação no gene P2Y5 evitava a formação adequada de proteínas chamadas receptores de crescimento nos folículos capilares,.
Isso significa que o elemento necessário para estimular o crescimento dos cabelos não conseguia aderir aos receptores dos folículos, o que explicaria a perda de cabelo, afirmaram os cientistas.
A descoberta pode propiciar a fabricação de remédios que atuem sobre essas proteínas, fazendo com que aumente o número de cabelos, acrescentaram.
"Agora, podemos buscar, de forma seletiva, substâncias relacionadas que seriam usadas em tratamentos contra a calvície", disse em um comunicado Ivon von Kugelgen, que trabalhou na pesquisa no Instituto de Farmacologia e Toxicologia em Bonn, na Alemanha.
"Estamos empolgados com a possibilidade de tais medicamentos beneficiarem pacientes que apresentam vários tipos diferentes de calvície."
(Reportagem de Michael Kahn)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

EUA lançam míssil contra satélite e causam preocupação

Por Andrew Gray
WASHINGTON (Reuters) - O Pentágono disse na quinta-feira ter "um alto grau de confiança" de que um míssil da Marinha tenha atingido o tanque de combustível tóxico de um defeituoso satélite norte-americano de espionagem, que ameaçava cair sobre a Terra.
Mas o general James Cartwright, vice-chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, disse a jornalistas que só dentro de um ou dois dias será possível saber com certeza se o tanque com o combustível hidrazina foi destruído.
Um míssil SM-3 lançado do cruzador USS Lake Erie, no oceano Pacífico a noroeste do Havaí, atingiu o satélite à 0h26 de quinta-feira (horário de Brasília), a 283 km de altitude.
Washington diz que o objetivo da missão era evitar danos ao ambiente terrestre, mas Rússia e China manifestaram preocupação, e Moscou sugeriu que a operação pode ter sido usada como fachada para o teste de uma nova arma espacial.
Cartwright afirmou haver quase 90 por cento de chances de o tanque ter sido violado com o impacto. "Estamos muito confiantes de que atingimos o satélite. Temos um alto grau de confiança de que acertamos o tanque", disse o general dos marines a jornalistas no Pentágono.
O míssil, segundo os militares, estava a mais de 27,4 mil km/h quando atingiu o satélite, que pesa 2.270 kg e tem o tamanho de um ônibus.
"Devido à altitude relativamente baixa no momento da abordagem, os destroços vão começar a reentrar na atmosfera quase imediatamente", disse o Pentágono. "Quase todos os destroços vão queimar na reentrada, dentro de 24-48 horas, e os destroços restantes vão reentrar dentro de 40 dias."
Alguns especialistas questionaram a missão, por considerarem extremamente remota a chance de que qualquer parte do satélite provocasse danos na Terra. O Pentágono negou especulações de que o satélite seria destruído para evitar que alguma parte da peça secreta caísse em mãos de potências rivais.
Os militares também negaram que estejam usando a operação para testar e demonstrar sua capacidade para atingir alvos no espaço -- o que a China já fizera em 2007, quando destruiu um satélite seu declaradamente com essa intenção.
Fontes de Defesa dos EUA dizem que esse caso é bem diferente do da China, já que Washington informou a opinião pública e líderes mundiais sobre o fato com bastante antecedência. Elas insistiram que a única preocupação dos EUA era impedir que o tanque de 450 kg sobrevivesse à queda e espalhasse material tóxico.
(Com reportagem de Kristin Roberts em Honolulu e David Morgan em Washington)

Incidência de raios cresce e mata 22 pessoas em 2008

Nos primeiros 50 dias do ano, 22 pessoas morreram em virtude de raios no País, segundo apurou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número já supera o balanço do primeiro trimestre de 2007, quando foram registradas 18 mortes - o ano fechou com 46 casos. No Estado de São Paulo, houve aumento de 32% nas descargas elétricas. O Inpe atribui o aumento ao fenômeno climático La Niña.
Só no mês passado foram detectadas 108.675 descargas atmosféricas no Estado, ante 81.920 em janeiro de 2007. "Acreditamos que, até o fim do verão, a incidência de raios no Sudeste tenha aumento de 50%", disse Osmar Pinto Junior, pesquisador do Inpe e considerado a maior autoridade em raios do País.
O pesquisador explicou o papel do La Niña nesse processo. "O resfriamento das águas do Oceano Pacífico altera a circulação dos ventos globalmente e favorece a formação de tempestades no Sudeste." Desde o começo do ano, caíram cerca de 207 mil raios no Sudeste, ante 152 mil no mesmo período de 2007 (alta de 36%). "Outro fator é a própria previsão do tempo, que indica temperaturas pouco acima da média histórica, aliadas a precipitações."
Das 22 mortes deste ano, 11 ocorreram no Estado. De acordo com Pinto, o número é semelhante ao de 2001, quando também houve influência do La Niña. "Naquele ano foram 73 mortes registradas."
O Brasil já é campeão mundial na incidência de raios, com cerca de 50 milhões de descargas elétricas por ano. Zaire e Estados Unidos são o segundo e terceiro colocados. O País lidera o ranking apesar de o Inpe fazer o levantamento apenas em nove Estados - Regiões Sudeste e Sul, mais Mato Grosso do Sul e Goiás. A zona leste de São Paulo, cidades do ABC e as regiões de Campinas e do Vale do Paraíba são as campeãs em incidência de raios no Estado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

PhD

Would you like to participate in cutting edge research in science and technology? TU Delft is one of the best universities in Europe with an excellent international reputation.
There are around 1,000 PhD researchers at TU Delft, almost fifty per cent of them from foreign countries. Since TU Delft has partnerships with leading international universities PhD researchers cooperate with researchers from all over the world. A doctorate is not just essential for pursuing an academic career; a PhD dregree from TU Delft will enhance your prospects in the private sector as well.

Inteligência artificial se equiparará à humana em 2029

Por Rodrigo Martin de Macedo
O cientista americano Ray Kurzweil afirmou que a humanidade chegará a um ponto em que se submeterá a implantes de pequenos robôs para se tornar mais inteligente, e isto pode estar num futuro não muito distante.
O especialista acredita que a inteligência artificial de computadores se equiparará à inteligência humana em 2029, conforme noticiou o site The Inquirer.
Em entrevista à BBC, Kurzweil afirmou acreditar que máquinas e humanos se unirão através de implantes que ampliarão tanto a inteligência quanto a saúde. "Mas não será uma invasão alienígena de máquinas inteligentes para nos substituir", tranqüilizou o engenheiro.
"Já somos uma civilização homem-máquina; usamos nossa tecnologia para expandir nossos horizontes físicos e mentais e isto será uma extensão", defendeu. Caso o engenheiro esteja certo, em breve nanorobôs interagirão diretamente com neurônios, ajudando a melhorar a memória e permitindo que humanos se conectem a ambientes virtuais automaticamente via sistema nervoso.
Kurzweil é um dos 18 pensadores mais influentes escolhidos pela Academia de Engenharia dos Estados Unidos para identificar os grandes desafios tecnológicos que a humanidade enfrentará no século XXI. Entre os outros pensadores estão Larry Page (fundador do Google) e Craig Venter (pioneiro na decodificação do genoma).

Sono ruim pode se tornar fator de obesidade

A relação entre a obesidade e distúrbios de sono foi um dos temas principais no 9º Congresso Brasileiro de Sono, afirma Sérgio Barros, que presidiu o encontro.

Segundo Francisco Hora Fontes, coordenador do Laboratório do Sono da Beneficência Portuguesa de Salvador, o sobrepeso (IMC a partir de 30) e a obesidade mórbida (IMC acima de 40) trazem maior risco de apnéia do sono --redução da da respiração enquanto a pessoa dorme. A gordura atrapalha a passagem do ar pelas vias aéreas superiores.

O IMC é o Índice de Massa Corpórea (peso dividido pela altura ao quadrado).

Mais de 50% dos obesos mórbidos têm apnéia, que causa sucessivos despertares e pode levar à morte.

Pessoas que têm uma distribuição de gordura andróide (corpo em formato de maçã), com circunferência do pescoço acima de 43 centímetros, têm maior risco de ter o problema, diz. Homens têm mais esse padrão.
Mulheres podem adquiri-lo após a menopausa.

Na direção inversa, o sono ruim também pode favorecer a obesidade.

Obesos com problemas para dormir têm menos energia para fazer exercícios físicos.

Distúrbios respiratórios do sono também têm relação com doenças cardiovasculares, como a hipertensão, pois levariam a danos nas artérias. "Aumenta o risco de infarto e morte súbita", afirma Fontes.

Segundo a cardiologista Fátima Cintra, da Unifesp, o distúrbio respiratório do sono leva o corpo a ficar sob efeito constante do estresse, o que causa os prejuízos no coração.

Folha de S.Paulo

IMPORTANTE
• Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.
• As informações disponíveis no site da Dra. Shirley de Campos possuem apenas caráter educativo.
Publicado por: Dra. Shirley de Campos

Ingressos para palestra com o jornalista Arnaldo Jabor estão à venda

21/02 – 12h:05m
da Redação do pe360graus.com
Começaram nesta segunda (18), os ingressos para a palestra “Brasil 2008 – Perspectivas de um novo País”, do polêmico jornalista e escritor Arnaldo Jabor, estão disponíveis na livraria Saraiva Mega Store, do Shopping Recife, ao preço de R$80,00 (inteira) e R$40,00 (meia).

O encontro será no dia 12 de março, às 20h, no Teatro Guararapes. E Jabor promete traçar o cenário político e econômico do Brasil desde o período colonial até este ano eleitoral. Após a palestra, ele deve fazer uma sessão de autógrafos no foyer do teatro, onde sua obra completa, incluindo sucessos como, o best-seller “Amor é prosa, sexo é poesia” (livro) e “Toda nudez será castigada” (filme), estará à venda.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Bacalhau do Batata em Olinda



Milhares de foliões acompanham o tradicional bloco "Bacalhau do Batata" pelas ladeiras de Olinda, em Pernambuco, nesta Quarta-feira de Cinzas. Fundado em 1962 pelo garçom Isaías Ferreira da Silva, o Batata, que morreu em 1993, o bloco continua eternizado pelas ladeiras da Cidade Alta.