quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Como agir no elevador em pane.

Utilidade Pública. ( É bom saber....)
No programa da Ana Maria Braga bombeiros ensinaram como agir em caso de elevador que trava, pára, dá pane...
76 pessoas no ano passado, morreram porque confiaram no zelador, e ele usou uma chave de fenda, abriu um certo pino e a pessoa que estava dentro, tentou sair pela metade aberta do elevador.
O elevador movimentou-se e a pessoa, foi cortada ao meio.. outras tiveram mãos, braços, cabeças cortadas.
NUNCA tente sair pelo buraco.. ou parte aberta!!!
O procedimento correto é o seguinte:
Aperte o botão do alarme, ou o que indica que está avisando alguém.
Sente-se num canto; em caso de descontrole emocional, abaixe a cabeça e feche os olhos, aguarde calmamente que venha o socorro. É uma questão de tempo ...Procure lembrar-se que você está trocando tempo por segurança.
Não aceite ajuda de estranhos, e nem saia com o elevador aberto pela metade... (ele pode subir ou descer de repente).
O bombeiro, assim que chegar, vai desligar a chave geral da casa de máquinas e testar com um aparelho se o elevador está parado mesmo, e totalmente inoperante...
Daí ele avisa o outro bombeiro (via rádio) que faça o procedimento junto à porta do elevador... e este (elevador) vai subir, ou descer, completando o ciclo dele e parando em ponto seguro .
Explicaram também que o elevador tem freios, suportes, ganchos, tudo que oferece proteção total, e jamais um elevador cai, sem + nem menos...
Portanto, a pessoa tem que se manter calma e sem pressa. Mesmo porque tem ar suficiente dentro dele (circulação de ar), e um grupo de pessoas pode ficar ali por várias horas sem problemas!
Além disso, ANTES de entrar sempre olhar se o elevador está parado . ESPERAR que as pessoas saiam ANTES de você entrar, e ficar atento no nº de ocupantes... se está compatível com o peso que diz na placa!
Quando muito cheio, evite entrar, pois pode haver problema!!!
Então, resumindo, se ficar preso só saia com ajuda dos bombeiros... e não do zelador, ou de um "abelhudo" que diz que tudo "já está sob controle".
E em caso de incêndio, JAMAIS use o elevador... somente faça uso da escada...
Ensine aos seus amigos..
Você pode salvar uma vida.
Bombeiros - telefone 193

sábado, 8 de novembro de 2008

O nascimento é uma loteria...

São várias as possibilidades de nascimento, listarei algumas abaixo:
1. Nascido de pais pobres;
2. Nascido de pai pobre e mãe rica;
3. Nascido de pai alcoólatra e mãe socialmente normal;
4. Nascido de pai Ricardão e mãe chifruda;
5. Nascido de pai de outro casamento e mãe amante;
6. Nascido de pais Nobres;
7. Nascido de baixo da ponte, filho de mãe que teve vários machos (fdp);
8. Nascido de pais de diferentes nacionalidades;
9. Nascido de pais drogados;
10. Nascido de pais ricaços;
11. Nascido de pai divorciado e mãe do atual casamento;
12. Àquele que nem chegou a nascer, pois foi abortado intencionalmente pelos pais;
13. Nascido de pais normais, do ponto de vista de uma determinada sociedade;
14. Nascido de pais de religiões diferentes;
15. Nascido de pais de diferentes etnias;
16. etc.....
Uma pessoa quando nasce não escolhe seus pais, não sabe quem são, não sabe se são afortunados ou, miseráveis, não tem culpa por ter nascido de pais sem escrúpulos ou, de caracter, não tem nenhuma noção daqueles que o gerou ou escolha, talvez a Bíblia tenha uma explicação para isto, os filósofos podem meditar sobre o assunto e concluir: "o criador é um sacana, pois não deixa voce escolher a sua procedência"; quem não gostaria de nascer em um lar harmonioso, em equilíbrio, sem brigas. Na verdade a natureza aprontou está para nós e, não há muito o que fazer.
Para quem têve berço ruim, só resta lutar por uma vida melhor, lutar contra isto, é a mesma coisa de remar contra a maré e, para aqueles que nasceram em berços harmoniosos, ou quase, ou em qualquer outra situação o melhor, sempre, é agradecer.

Autor: Fuad C.Z. Júnior

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Para Viver Um Grande Amor - de Vinicius de Moraes



Para viver um grande amor, preciso é muita concentração e muito siso, muita seriedade e pouco riso — para viver um grande amor.

Para viver um grande amor, mister é ser um homem de uma só mulher; pois ser de muitas, poxa! é de colher... — não tem nenhum valor.

Para viver um grande amor, primeiro é preciso sagrar-se cavalheiro e ser de sua dama por inteiro — seja lá como for. Há que fazer do corpo uma morada onde clausure-se a mulher amada e postar-se de fora com uma espada — para viver um grande amor.

Para viver um grande amor, vos digo, é preciso atenção como o "velho amigo", que porque é só vos quer sempre consigo para iludir o grande amor. É preciso muitíssimo cuidado com quem quer que não esteja apaixonado, pois quem não está, está sempre preparado pra chatear o grande amor.

Para viver um amor, na realidade, há que compenetrar-se da verdade de que não existe amor sem fidelidade — para viver um grande amor. Pois quem trai seu amor por vanidade é um desconhecedor da liberdade, dessa imensa, indizível liberdade que traz um só amor.

Para viver um grande amor, il faut além de fiel, ser bem conhecedor de arte culinária e de judô — para viver um grande amor.

Para viver um grande amor perfeito, não basta ser apenas bom sujeito; é preciso também ter muito peito — peito de remador. É preciso olhar sempre a bem-amada como a sua primeira namorada e sua viúva também, amortalhada no seu finado amor.

É muito necessário ter em vista um crédito de rosas no florista — muito mais, muito mais que na modista! — para aprazer ao grande amor. Pois do que o grande amor quer saber mesmo, é de amor, é de amor, de amor a esmo; depois, um tutuzinho com torresmo conta ponto a favor...

Conta ponto saber fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, strogonoffs — comidinhas para depois do amor. E o que há de melhor que ir pra cozinha e preparar com amor uma galinha com uma rica e gostosa farofinha, para o seu grande amor?

Para viver um grande amor é muito, muito importante viver sempre junto e até ser, se possível, um só defunto — pra não morrer de dor. É preciso um cuidado permanente não só com o corpo mas também com a mente, pois qualquer "baixo" seu, a amada sente — e esfria um pouco o amor. Há que ser bem cortês sem cortesia; doce e conciliador sem covardia; saber ganhar dinheiro com poesia — para viver um grande amor.

É preciso saber tomar uísque (com o mau bebedor nunca se arrisque!) e ser impermeável ao diz-que-diz-que — que não quer nada com o amor.

Mas tudo isso não adianta nada, se nesta selva obscura e desvairada não se souber achar a bem-amada — para viver um grande amor.

Texto extraído do livro "Para Viver Um Grande Amor", José Olympio Editora - Rio de Janeiro, 1984, pág. 130.