terça-feira, 24 de agosto de 2010

O CLUBE DO SAMBA DE RECIFE:


O Clube do Samba de Recife nasceu em 2009, ano em que o primeiro Clube do Samba, movimento realizado por João Nogueira, completou 30 anos, “Samba agoniza mas não morre”, ,já dizia o grande sambista Nelson Sargento. E se depender do movimento que vem sendo feito pelos músicos e sambistas de Recife, isso é algo impossível de acontecer. "Silêncio, mais um samba vai começar" (frase de Elias Paulino, do tradicional Grupo Terra) marca os encontros oficiais desse movimento em nossa cidade, que acontecem sempre no Morro da Conceição, bairro de Casa Amarela.

Mais informações:
Teaser do Clube de Samba de Recife:

http://www.youtube.com/watch?v=4sItCS0mzS8

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Infidelidade



“Infiel – notas de uma antropóloga”, livro da antropóloga Mirian Goldberg, entrega ao leitor o que o título promete: anotações sobre a questão da infidelidade, tema que atravessa toda a trajetória acadêmica da professora da UFRJ cuja dissertação de mestrado foi sobre a enigmática figura da Outra. A contabilidade de Mirian é simples: dados demográficos indicam que, na faixa dos 50 aos 54 anos, um homem não-casado (pode ser divorciado, viúvo, solteiro) tem 30 vezes mais chance de encontrar uma parceira do que uma mulher na mesma idade.

Ela afirma que, na falta de um homem inteiramente disponível, as mulheres nesta faixa etária que se transformam na figura da Outra estão apenas democratizando o parceiro. Outra hipótese levantada por Mirian, a partir de estudos realizados pela demógrafa Elza Berquó, é a busca de relações homossexuais em mulheres a partir dos 50 anos como alternativa ao envelhecimento solitário. Para a mulher que envelhece, essas seriam as duas opções: relacionar-se com um homem casado ou tornar-se lésbica.

Pesquisas utilizadas por Mirian apontam que, na população acima de 65 anos, mais de 50% das mulheres estavam viúvas, enquanto 75% dos homens estavam casados. A maior longevidade feminina e o fato de os homens se casarem com mulheres mais novas produz essa configuração estatística.

Mirian afirma que, na sua geração, é difícil encontrar mulheres que não tenham sido ou traídas ou a Outra de alguma infidelidade masculina. Esse papel de a Outra é exercido, segundo ela, com grande ambiguidade. As mulheres oscilam em se apresentarem como as verdadeiras companheiras – à esposa caberia apenas o papel oficial, esvaziado de afeto, apenas formal – ou como destruidoras de lares.
Nos depoimentos das amantes, as esposas ora aparecem como coitadas, vítimas, submissas, enganadas, traídas; ora como manipuladoreas, falsas, prostitutas, chantagistas, interesseiras, mentirosas. A Outra se representa como companheira ideal: inteligente, independente, moderna, sexy, realizada.

A pesquisadora localizou ainda importante diferença entre a Outra, conforme idade. As que passaram dos 50 anos já se acomodaram no papel e sabem que são a Outra, sem chance de vir a tomar o lugar oficial da esposa. Muitas afirmam sequer desejar isso. Dez anos mais jovem, a Outra de 40 anos alimenta a esperança de tornar-se legítima esposa de seus parceiros. Com que freqüência essa troca ocorre é informação em falta no livro.

Fonte: Carla Rodrigues

http://sintrafesc.org.br/view_artigo.php?id=1151

www.nominimo.com.br

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Queda de cabelo

Com o tratamento os fios finos voltam a ser grossos e os buracos que antes davam lugar aos cabelos, voltam a ser preenchidos por cabelos. No homem existe um gen específico responsável pela calvície. Existem tratamentos que fazem o cabelo crescer novamente. A alopecia androgenética é conhecida como calvície feminina


Verdades e mentiras sobre a queda de cabelos:
1. Pode lavar os ca belos todos os dias e não vai cair;
2. Shampoo e condicionador não provocam a queda de cabelos;
3. Tinta de cabelo apenas reseca o cabelo, mas pode causar alergia;
4. Cortar o cabelo não provoca queda;
5. Evite polivitaminicos. O excesso de vitamina A pode causar a queda.
6. Cabelos molhados não provocam queda.

O que provoca a queda:
1. Equipamentos que tracionam os cabelos, de tanto puxar arrancam os cabelos, fechando os poros e cicatrizando. Não tem mais jeito a não ser com o implante de cabelos.
2. Problemas hormonais provocam a queda;
3. No parto – enves de destinar energia para os cabelos o cérebro destina energia para a gravidez, provocando a queda de cabelos;
4. O stress do dia a dia provoca a queda pelo mesmo motivo do item anterior;
5. Dietas pobres em proteína provocam a queda de cabelos;
6. Produtos para clarear provocam queda;
7. Pílula anticoncepcional provoca queda;
8. Distúrbios da tireóide provocam queda.

O laser de baixa potencia estimula o crescimento dos cabelos. Tem um aparelho tipo uma escova de pentear a laser que estimula os crescimentos.

É um equipamento portátil que utiliza a terapia de laser a frio de baixa potência (LLLT = Low Level Laser Therapy), aprovada pelo FDA nos USA e ANVISA no Brasil (Produto registrado na ANVISA sob o nº8005719002), já com grande sucesso nos Estados Unidos, Europa e Japão.

Loções a base de minoxidil também estimulam o crescimento, a concentração do minoxidil não deve ultrapassar os 5%, mas antes consulte o seu dermatologista.