Palestra da Profa. Dra. Karen Lucas - Universidade de Oxford
• Quinta-feira, 18/11/2010, 14h30
• Sala 103, 1º andar - Bloco Acadêmico, Centro de Tecnologia e Geociências - CTG/UFPE
A professora Karen Lucas atua na Transport Studies Unit da Universidade de Oxford desde 2008. Tem formação na área de Ciências Sociais, pela Universidade de South Bank (1994) e fez seu doutorado em Política Ambiental na Universidade de Greenwich (1998). Entre 1997 e 2008 coordenou o Centro de Desenvolvimento Sustentável e foi pesquisadora no Grupo de Estudos de Transporte da Universidade de Westminster.
Nos últimos dez anos Karen Lucas conquistou projeção internacional com sua pesquisa pioneira abordando o papel dos transportes na exclusão social, tendo realizado inúmeras apresentações e publicações sobre esse tema. Em 2002, foi convidada para trabalhar na Social Exclusion Unit (SEU) do Governo Britânico atuando como assessora de políticas com base em seus estudos sobre o transporte e a exclusão. Posteriormente, ela trabalhou junto ao Departamento de Transportes elaborando orientações para implementar uma abordagem de planejamento da acessibilidade como parte integrante do planejamento do transporte local na Inglaterra, medida que foi a principal recomendação do relatório da SEU.
Karen Lucas faz parte do corpo editorial do Journal of Transport Geography e é também representante estrangeira no Transportation Research Board dos Estados Unidos, além de fundadora do Sustainable Development Research Network Advisory Group, vinculado ao Ministério do Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (DEFRA).
É autora do livro Running on Empty - Transport, Social Exclusion and Environmental Justice. As suas principais áreas de interesse de investigação são:
• Transportes e inclusão social: uma atuação permanente com estudos de caso junto a diferentes grupos sociais de baixa renda e populações desfavorecidas;
• O futuro papel do automóvel na sociedade: com um interesse particular de pesquisar o impacto da transição para um sistema de baixas emissões de carbono nos sistemas de transportes para as famílias de baixa renda, e as implicações disso na prestação de serviços locais, no ordenamento do território e no planejamento do transporte.
• A sustentabilidade social no transporte: uma ampla gama de questões teóricas e metodológicas, tais como o desafio de assegurar os plenos benefícios sociais de novos projetos de transporte, e o desenvolvimento de parâmetros de avaliação e metodologias apropriadas para aferir os resultados das decisões nas políticas de transportes em termos de equidade.
Promoção: UFPE/CTG - Departamento de Engenharia Civil Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - fone: (81) 2126-8977 APOIO: CNPq, PROPESQ, Instituto Pelópidas Silveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário