Esse pessoal que está mexendo em uma das faixas da pista da avenida Boa Viagem, deveria ter mais respeito.
Essa pista é no mínimo um exemplo de durabilidade das estruturas de concreto. Esse é um bom tema para pesquisa de alunos de todos os níveis de engenharia civil.
Aqui vai um pouco de história sobre a Avenida Boa Viagem 👇👇👇
A inauguração da pista de concreto (pavimentação) da Avenida Boa Viagem em Recife ocorreu em 20 de outubro de 1924, com o nome de Avenida Beira-Mar. O Diário de Pernambuco noticiou o evento em sua edição de 21 de outubro de 1924. O jornal mencionou que a cerimônia foi promovida pelo governador, que chegou ao local na limusine oficial do governo do estado.
Com essa modificação no trecho onde circulam as bicicletas, centenas de motoristas não terão onde estacionar os seus veículos ao lado do calçadão, próximo a areia da praia.
Atualmente, a pista de bicicletas é sinuosa e permite estacionar os carros (ver Figuras 1 e 2).
Figura 2. Pista sinuosa onde pedalam os ciclistas (antes das reformas)
Com a modificação essa pista de bicicleta seguirá em linha reta e ocupará o local de estacionamento dos veículos, consequentemente, perderá a faixa de estacionamento, e a venida ficará mais estreita (ver Figura 3).
Figura 3. pista de bicicleta seguirá em linha reta e ocupará o local de estacionamento dos veículos.
Isso é uma FALTA de RESPEITO ao projeto original de 1924, pois previa para o futuro um maior fluxo de veículos.
A avenida foi projetada em 1924, para uma quantidade de veículos, que já foi ultrapassada.
Agora com esse novo traçado, menos veículos vão trafegar.
O prefeito deveria ter planejado mais. Deveria ter feito a engorda da praia com enrocamento, colocado mais uma ou duas faixas de veículos e planejado uma faixa de bicicleta mais próxima da praia.
Esse é sem dúvida, um projeto para favorecer o prefeito atual, na futura eleição.
Todos os blocos intertravados que foram colocados em 2014, na última reforma, estão sendo substituídos.
Eu sei o que estou dizendo, pois venho acompanhando tudo o que acontece, na orla, faz um bom tempo.
O pior é que esses projetos são impostos aos cidadãos que moram nos bairros Boa Viagem e Pina, sem ao menos consultá-los.
É necessário sempre um debate para se discutir os prós e contras que um projeto desse trará para a sociedade.
Eu também não estou vendo as fossas dos novos banheiros públicos serem ligadas ao sistema de tratamento de esgoto da cidade, ou seja, quando as fossas encherem será necessário um caminhão limpa fossa para esvaziar as fossas dos banheiros públicos, ao menos a cada duas semanas. Um exemplo deste problema é o WC 8 (em frente ao Edf. California), tem esgoto a céu aberto, ou seja, urina e fezes escorrendo pelo calçadão e o cidadão tendo que desviar para não melar os sapatos. O momento de fazer essa ligação do esgoto com a rede pública é agora, já que a prefeitura da cidade do Recife resolveu modificar o calçadão.
Autor: Fuad Carlos Zarzar Júnior.
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