domingo, 23 de dezembro de 2007

Famílias desabrigadas





Quinta-feira, 20 de Dezembro de 2007

Parte de um prédio cedeu, hoje em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.

Cinqüenta e seis famílias tiveram que abandonar os apartamentos. Por volta das seis da manhã, os moradores ouviram estalos fortes na estrutura do prédio.

“Quando eu fui pra cozinha eu ouvi tudo estalando. Aí, eu disse, - o pessoal aí de cima só derruba as coisas, - mas depois eu vi que não era ninguém derrubando nada, era tudo ruindo mesmo. Eu saí com minha filha desesperada, gritando pro povo descer que o prédio estava desabando”, Fátima Barreto, auxiliar de contabilidade.

O conjunto residencial tem quatro blocos e fica em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife.

O afundamento foi na parte de trás do bloco B. Toda a construção cedeu quase um metro, uma parede desabou e a grade da varanda ficou na altura do chão.

“Visualmente ele está com estalos, algumas partes dos elementos estruturais estão balançando, então o risco é enorme de ruir”, diz Francisco de Assis, diretor da Defesa Civil de PE.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros isolaram a área. Um engenheiro, que fez uma vistoria no prédio há um ano, disse que todo o conjunto tem problemas de construção.

“Já havia indícios de recalques, de fissuras, de rachaduras, de umidades, de uma série de fatos”, diz Sérgio Caldas, engenheiro

O conjunto Sevilha foi construído no início dos anos 1990, por uma imobiliária que nem existe mais. Os moradores começaram a ocupar os apartamentos em 1993.

Hoje, quando o bloco B começou a afundar, as 56 famílias que moram no conjunto se viram, de repente, sem ter para onde ir.

Quem precisou sair de casa às pressas, tem medo de voltar para retirar roupas e eletrodomésticos.

“Voltar para cá? Quando eles disseram que o prédio estava bom e o prédio caiu, não acredito mais. Para cá não de maneira alguma”, diz Maria Dione Mendes, psicóloga.

Nenhum comentário: