quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Todo cuidado é pouco com o celular

(Agência Estado) Qua, 26 Dez - 14h16

Todo cuidado é pouco com o celular

Por Cinthia Toledo e Filipe Serrano

São Paulo, 26 (AE) - Todo mundo conhece alguém que já deixou o celular cair na piscina, no mar ou até, acredite, na privada. Os líquidos são uma das principais causas de defeito nos telefones móveis, mas o problema não acontece somente no caso de acidentes extremos. Sabia que deixar o telefone no banheiro enquanto você toma banho faz mal, e muito, para o celular?

O vapor de água que toma conta do banheiro se infiltra no telefone móvel e com o tempo provoca a oxidação das placas internas. "A maioria dos celulares que chegam aqui com problemas vêm oxidados. Normalmente, sai muito caro para trocar as placas, e a garantia não cobre esse defeito", diz Zenzo Schirata, gerente técnico da assistência Unimex.

A oxidação acontece quando o celular está em qualquer lugar com umidade alta, como o litoral. Existe ainda outra situação. Você desliga o celular no cinema, que tem um ar-condicionado fortíssimo. Quando você sai na rua, liga o aparelho. Assim que ele esquenta, pode ocorrer uma condensação - a formação de pequenas gotas de água-dentro do telefone.

Dificilmente uma sessão de cinema por semana vai estragar seu aparelho, mas se o telefone passar por situações desse tipo freqüentemente, você vai correr mais risco de o celular oxidar internamente.

COMO LIMPAR?

Se o celular cair na piscina, desligue-o na hora. Abra todos os compartimentos e retire a bateria. Coloque tudo em um lugar ventilado, mas que não esteja ensolarado. Espere até um dia até ligar o telefone outra vez. Se não der certo, leve o celular para uma assistência técnica.

Agora, o seu problema é a areia da praia, poeira ou marcas de dedos? Nunca use panos úmidos para limpar o celular e muito menos álcool ou produtos de limpeza. Se esses líquidos se infiltrarem no telefone, você pode ter um problema ainda maior. Prefira usar somente panos secos ou vassourinhas pequenas como aquelas que vêm junto com barbeadores elétricos.Tome cuidado se o celular tiver câmera. Panos comuns riscam a lente.

Outra causa de problemas bem recorrente são as quedas. Mas elas podem acontecer, não tem muita solução. Ou você usa aquelas capas protetoras no telefones - que muita gente acha feias -, ou precisa ficar mais cuidadoso. Não coloque o telefone sobre mesas para evitar esbarrões, e não segure o celular com o ombro. Não jogue-o, não bata nele e nem sacuda. Quem sabe aí o telefone vai chegar em 2009 sem arranhões.

Nenhum comentário: