terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Defesa de dissertação do Adelmo Siqueira Araújo. Título: Estudo do Reforço de Edifícios em Alvenaria Resistente com perfis metálico



Gostaria de informar que amanhã pela manhã (09:00 hs) será a defesa da dissertação de ADELMO SIQUEIRA ARAUJO (Professor do Cefete de Petrolina) na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) – bloco G4.


O trabalho do Adelmo sobre recuperação de prédios caixão na região metropolitana da cidade do Recife é muito importante para quem lida com patologias da construção civil e, portanto, vale a pena participar desta defesa pública.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

TRANSPORTE E EXCLUSÃO SOCIAL

Palestra da Profa. Dra. Karen Lucas - Universidade de Oxford

• Quinta-feira, 18/11/2010, 14h30
• Sala 103, 1º andar - Bloco Acadêmico, Centro de Tecnologia e Geociências - CTG/UFPE

A professora Karen Lucas atua na Transport Studies Unit da Universidade de Oxford desde 2008. Tem formação na área de Ciências Sociais, pela Universidade de South Bank (1994) e fez seu doutorado em Política Ambiental na Universidade de Greenwich (1998). Entre 1997 e 2008 coordenou o Centro de Desenvolvimento Sustentável e foi pesquisadora no Grupo de Estudos de Transporte da Universidade de Westminster.

Nos últimos dez anos Karen Lucas conquistou projeção internacional com sua pesquisa pioneira abordando o papel dos transportes na exclusão social, tendo realizado inúmeras apresentações e publicações sobre esse tema. Em 2002, foi convidada para trabalhar na Social Exclusion Unit (SEU) do Governo Britânico atuando como assessora de políticas com base em seus estudos sobre o transporte e a exclusão. Posteriormente, ela trabalhou junto ao Departamento de Transportes elaborando orientações para implementar uma abordagem de planejamento da acessibilidade como parte integrante do planejamento do transporte local na Inglaterra, medida que foi a principal recomendação do relatório da SEU.

Karen Lucas faz parte do corpo editorial do Journal of Transport Geography e é também representante estrangeira no Transportation Research Board dos Estados Unidos, além de fundadora do Sustainable Development Research Network Advisory Group, vinculado ao Ministério do Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (DEFRA).

É autora do livro Running on Empty - Transport, Social Exclusion and Environmental Justice. As suas principais áreas de interesse de investigação são:
• Transportes e inclusão social: uma atuação permanente com estudos de caso junto a diferentes grupos sociais de baixa renda e populações desfavorecidas;
• O futuro papel do automóvel na sociedade: com um interesse particular de pesquisar o impacto da transição para um sistema de baixas emissões de carbono nos sistemas de transportes para as famílias de baixa renda, e as implicações disso na prestação de serviços locais, no ordenamento do território e no planejamento do transporte.
• A sustentabilidade social no transporte: uma ampla gama de questões teóricas e metodológicas, tais como o desafio de assegurar os plenos benefícios sociais de novos projetos de transporte, e o desenvolvimento de parâmetros de avaliação e metodologias apropriadas para aferir os resultados das decisões nas políticas de transportes em termos de equidade.

Promoção: UFPE/CTG - Departamento de Engenharia Civil Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - fone: (81) 2126-8977 APOIO: CNPq, PROPESQ, Instituto Pelópidas Silveira

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PEC da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI/UPE, informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil, com Área de Concentração em Construção Civil para turma de 2011.
O Edital e demais informações podem ser encontrados no site: www.pec.poli.br
Em anexo, seguem folder e pôster para divulgação. Solicitamos fixar em mural e/ou encaminhar aos interessados.
Secretária PEC
Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco
TEL: 81 - 3184.7566

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Democracia ameaçada no Brasil?

O que é um governo sem opositores? É um perigo!!!

Veja o governo de Hugo Chávez, não tem opositores e suas idéias prevalecem.
Todo governo precisa de opositores para conter os excessos. Nem sempre um governo, por mais bem intencionado que seja, deve continuar indefinitivamente, pois, corre o risco de criar raízes (muito comum na America Latina) e ficar a um passo de uma ditadura.
A pluralidade de ideais políticos deve sempre prevalecer, assim como, o troca-troca de poder entre os partidos de esquerda, centro e de direita, para o bem do fortalecimento da democracia.

O governo Lula já está dando sinais...

Parece que o cerceamento da liberdade já está sendo feito. Só se pode anunciar o que for "correto" quer dizer, a favor do governo. Favor confira o que o governo do PT anda fazendo em:

Fonte: http://www.idagospel.com/2010/09/justica-eleitoral-proibi-distribuicao.html

Será que escapamos de uma ditadura de direita para entrar numa ditadura de esquerda!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

EVENTOS EXTREMOS DE CHUVA EM PERNAMBUCO

CONVITE

Convido para a palestra da equipe do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco – LAMEPE, conforme data, horário e local informados abaixo, na qual haverá a apresentação das atividades desenvolvidas pelo LAMEPE, bem como uma exposição sobre os eventos críticos de chuva ocorridos na Mata Sul de Pernambuco em junho de 2010.

EVENTOS EXTREMOS DE CHUVA EM PERNAMBUCO

Palestrantes: Dra. Francis Lacerda – Coordenadora do LAMEPE

Meteorologista Hailton Dias

Local: Auditório da POLI – UPE

Rua Benfica, 455 - Bloco A

Data: 17/09/2010

Hora: 19:00hs

terça-feira, 24 de agosto de 2010

O CLUBE DO SAMBA DE RECIFE:


O Clube do Samba de Recife nasceu em 2009, ano em que o primeiro Clube do Samba, movimento realizado por João Nogueira, completou 30 anos, “Samba agoniza mas não morre”, ,já dizia o grande sambista Nelson Sargento. E se depender do movimento que vem sendo feito pelos músicos e sambistas de Recife, isso é algo impossível de acontecer. "Silêncio, mais um samba vai começar" (frase de Elias Paulino, do tradicional Grupo Terra) marca os encontros oficiais desse movimento em nossa cidade, que acontecem sempre no Morro da Conceição, bairro de Casa Amarela.

Mais informações:
Teaser do Clube de Samba de Recife:

http://www.youtube.com/watch?v=4sItCS0mzS8

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Infidelidade



“Infiel – notas de uma antropóloga”, livro da antropóloga Mirian Goldberg, entrega ao leitor o que o título promete: anotações sobre a questão da infidelidade, tema que atravessa toda a trajetória acadêmica da professora da UFRJ cuja dissertação de mestrado foi sobre a enigmática figura da Outra. A contabilidade de Mirian é simples: dados demográficos indicam que, na faixa dos 50 aos 54 anos, um homem não-casado (pode ser divorciado, viúvo, solteiro) tem 30 vezes mais chance de encontrar uma parceira do que uma mulher na mesma idade.

Ela afirma que, na falta de um homem inteiramente disponível, as mulheres nesta faixa etária que se transformam na figura da Outra estão apenas democratizando o parceiro. Outra hipótese levantada por Mirian, a partir de estudos realizados pela demógrafa Elza Berquó, é a busca de relações homossexuais em mulheres a partir dos 50 anos como alternativa ao envelhecimento solitário. Para a mulher que envelhece, essas seriam as duas opções: relacionar-se com um homem casado ou tornar-se lésbica.

Pesquisas utilizadas por Mirian apontam que, na população acima de 65 anos, mais de 50% das mulheres estavam viúvas, enquanto 75% dos homens estavam casados. A maior longevidade feminina e o fato de os homens se casarem com mulheres mais novas produz essa configuração estatística.

Mirian afirma que, na sua geração, é difícil encontrar mulheres que não tenham sido ou traídas ou a Outra de alguma infidelidade masculina. Esse papel de a Outra é exercido, segundo ela, com grande ambiguidade. As mulheres oscilam em se apresentarem como as verdadeiras companheiras – à esposa caberia apenas o papel oficial, esvaziado de afeto, apenas formal – ou como destruidoras de lares.
Nos depoimentos das amantes, as esposas ora aparecem como coitadas, vítimas, submissas, enganadas, traídas; ora como manipuladoreas, falsas, prostitutas, chantagistas, interesseiras, mentirosas. A Outra se representa como companheira ideal: inteligente, independente, moderna, sexy, realizada.

A pesquisadora localizou ainda importante diferença entre a Outra, conforme idade. As que passaram dos 50 anos já se acomodaram no papel e sabem que são a Outra, sem chance de vir a tomar o lugar oficial da esposa. Muitas afirmam sequer desejar isso. Dez anos mais jovem, a Outra de 40 anos alimenta a esperança de tornar-se legítima esposa de seus parceiros. Com que freqüência essa troca ocorre é informação em falta no livro.

Fonte: Carla Rodrigues

http://sintrafesc.org.br/view_artigo.php?id=1151

www.nominimo.com.br

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Queda de cabelo

Com o tratamento os fios finos voltam a ser grossos e os buracos que antes davam lugar aos cabelos, voltam a ser preenchidos por cabelos. No homem existe um gen específico responsável pela calvície. Existem tratamentos que fazem o cabelo crescer novamente. A alopecia androgenética é conhecida como calvície feminina


Verdades e mentiras sobre a queda de cabelos:
1. Pode lavar os ca belos todos os dias e não vai cair;
2. Shampoo e condicionador não provocam a queda de cabelos;
3. Tinta de cabelo apenas reseca o cabelo, mas pode causar alergia;
4. Cortar o cabelo não provoca queda;
5. Evite polivitaminicos. O excesso de vitamina A pode causar a queda.
6. Cabelos molhados não provocam queda.

O que provoca a queda:
1. Equipamentos que tracionam os cabelos, de tanto puxar arrancam os cabelos, fechando os poros e cicatrizando. Não tem mais jeito a não ser com o implante de cabelos.
2. Problemas hormonais provocam a queda;
3. No parto – enves de destinar energia para os cabelos o cérebro destina energia para a gravidez, provocando a queda de cabelos;
4. O stress do dia a dia provoca a queda pelo mesmo motivo do item anterior;
5. Dietas pobres em proteína provocam a queda de cabelos;
6. Produtos para clarear provocam queda;
7. Pílula anticoncepcional provoca queda;
8. Distúrbios da tireóide provocam queda.

O laser de baixa potencia estimula o crescimento dos cabelos. Tem um aparelho tipo uma escova de pentear a laser que estimula os crescimentos.

É um equipamento portátil que utiliza a terapia de laser a frio de baixa potência (LLLT = Low Level Laser Therapy), aprovada pelo FDA nos USA e ANVISA no Brasil (Produto registrado na ANVISA sob o nº8005719002), já com grande sucesso nos Estados Unidos, Europa e Japão.

Loções a base de minoxidil também estimulam o crescimento, a concentração do minoxidil não deve ultrapassar os 5%, mas antes consulte o seu dermatologista.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mario Quintana – Poemas e Pensamentos

DA FELICIDADE
Quantas vezes a gente,em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!


A amizade é um amor que nunca morre.


DA OBSERVAÇÃO
Não te irrites, por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio...


...Um dia descobrimos que beijar uma pessoa para esquecer outra, é bobagem.
Você não só não esquece a outra pessoa como pensa muito mais nela...
Um dia nós percebemos que as mulheres têm instinto "caçador" e fazem qualquer homem sofrer ...
Um dia descobrimos que se apaixonar é inevitável...
Um dia percebemos que as melhores provas de amor são as mais simples...
Um dia percebemos que o comum não nos atrai...
Um dia saberemos que ser classificado como "bonzinho" não é bom...
Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga é a que mais pensa em você...
Um dia saberemos a importância da frase: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas..."
Um dia percebemos que somos muito importante para alguém, mas não damos valor a isso...
Um dia percebemos como aquele amigo faz falta, mas ai já é tarde demais...
Enfim...
Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos, para beijarmos todas as bocas que nos atraem, para dizer o que tem de ser dito...
O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todas as nossas loucuras...
Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação.

Mário Quintana

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Planeta condenado


WASHINGTON (AFP) - O telescópio espacial Hubble descobriu um planeta em nossa galáxia no processo de ser devorado pela estrela na qual orbita, de acordo com um artigo publicado em The Astrophysical Journal Letters.

O planeta condenado, chamado WASP-12b, tem a mais alta temperatura de superfície conhecido de todo o planeta na Via Láctea - cerca de 1.500 graus Celsius (2800 graus Fahrenheit).

Mas poderia ser envolvido por sua estrela-mãe (parent star) durante os próximos dez milhões de anos, concluíram assim, os autores do estudo.

Usando um novo instrumento chamado de Espectrógrafo de Origens Cósmicas, que foi instalado no Hubble em 2009, os pesquisadores observaram como o planeta foi chicoteado em uma forma alongada por forças gravitacionais.

"Vemos uma enorme nuvem de material ao redor do planeta, que está escapando e será capturado pela estrela. Identificamos elementos químicos nunca antes visto em planetas fora do nosso próprio sistema solar", disse a líder da equipe Carole Haswell da Universidade Aberta na Grã Grã-Bretanha.

Descoberto em 2008, o WASP-12b é localizado a cerca de 600 anos-luz da Terra, na constelação Auriga e tem mais de 300 vezes o tamanho da Terra.

Ele também tem uma massa 40 por cento maior do que Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar.

É tão perto de sua estrela-mãe que orbita em pouco mais de 24 horas.

Os astrônomos já sabiam que as estrelas engolirão um planeta que chega muito próximo a ela, mas esta é a primeira vez que o fenômeno tem sido observado tão claramente.

O documento, que foi publicado na edição de 10 de maio do Astrophysical Journal Letters, confirma um estudo teórico publicado na revista Nature última sexta-feira por Li Shu-lin, um astrónomo da Universidade de Pequim, em Pequim.

Shu-lin tinha previsto que a superfície do planeta seria distorcida pela força gravitacional da estrela, e que forças de maré gravitacional faria o interior tão quente que iria expandir seu ambiente externo.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Lançamento do livro - A Interação entre o Setor de Consultoria e Universidades na Produção do Conhecimento Técnico em Pernambuco


O lançamento do livro “A Interação entre o Setor de Consultoria e Universidades na Produção do Conhecimento Técnico em Pernambuco” promovido pela Sinaenco (PE), acontecerá no dia 07/04/2010 às 18:15h, e faz parte da programação do Congresso Internacional de Tecnologia Aplicada para a Arquitetura e Engenharia Sustentáveis - CITAES 2010, que ocorrerá no Centro de Convenções de Pernambuco.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Sétimo SGK concert


Pessoal, o Gijs van Wijk está fazendo um trabalho primoroso. Ele está organizando com o cantor Holandês Lee Towers um concerto para 650 pessoas mentalmente incapacitadas. Este sétimo SGK concert será com certeza sensacional.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Prédios flutuantes projetados por arquitetos Holandeses - "Floating apartment building"


Construído em cima de um lago, o Citadel irá abrigar 60 moradias de luxo pré-moduladas, de 250 m² cada. Uma rodovia flutuante dará acesso ao local, que também poderá ser alcançado de barco

A falta de terra não é mais problema na Holanda. Está em construção no país o The Citadel, o primeiro conjunto de apartamentos flutuantes do mundo. Construído em cima de um lago, o Citadel irá abrigar 60 moradias de luxo pré-moduladas, de 250 m² cada. Uma rodovia flutuante dará acesso ao local, que também poderá ser alcançado de barco.

A estrutura ficará rodeada por água e cada unidade terá terraço próprio, piscina, lareira e vista para o lago. Para evitar a corrosão do prédio, a fachada é de alumínio. Até 2011 mais cinco prédios devem ser feitos na região.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Tsunami e colapso potencial em La Palma, Ilhas Canarias


Vulcão nas Ilhas Canárias ameaça explodir e gerar onda que chegará à África, Caribe, América do Norte e Norte do Brasil.

Londres

Todos os elementos que se poderia querer para um filme clichê de desastre estão ali: uma linda ilha vulcânica no Atlântico, à beira de um colapso catastrófico, ameaçando propagar ondas gigantescas que vão avançar pelo globo em questão de horas. E enquanto os cientistas tentam em vão tornar audível seus alertas, os governos olham para o outro lado.
Segundo Bill McGuire, diretor do Centro de Pesquisa de Riscos Benfield Grieg, da University College of London, um grande bloco de terra, aproximadamente do tamanho da Ilha britânica de Man (572 km²), está prestes a se desgarrar da Ilha de La Palma, nas Canárias, após uma erupção do Vulcão Cumbre Vieja.


Vulcão Cumbre Vieja

Quando — McGuire garante que a questão não é ''se'' — o bloco cair, vai gerar ondas gigantes chamadas megatsunamis. Viajando a 900 km/h, as imensas paredes de água vão atravessar os oceanos e atingir ilhas e continentes, deixando um rastro de destruição [e morte] como os vistos no cinema. Os megatsunamis são ondas muito maiores do que as que o homem está acostumado a ver.
— 'Quando um destes megatsunamis surge, se mantém de 10 a 15 minutos. É como uma grande parede de água em direção ao litoral' — descreve McGuire.
Modelos feitos em computador do colapso da IIha mostram as primeiras regiões a serem afetadas por ondas de até 100 metros de altura: as ilhas vizinhas do arquipélago espanhol das Canárias. Em poucas horas, a costa ocidental da África será golpeada por ondas similares.
Entre 9 e 12 horas depois do colapso em La Palma, ondas de 20 a 50 metros vão cruzar 6.500 km de oceano e atingir as ilhas caribenhas e a costa leste dos Estados Unidos e do Canadá. Ao chegar a portos e estuários, a água será canalizada para o interior. Mortes de pessoas e destruição de bens serão imensas, de acordo com McGuire.
Até 19 horas depois da erupção, ondas de 4 a 18 metros vão atingir as costas Norte e Nordeste do Brasil – do Pará à Paraíba. A Ilha de Fernando de Noronha será um dos locais no qual o megatsunami chegará com mais força no Atlântico Sul.
A Europa também será golpeada. O litoral sul de Portugal, da Espanha e o Oeste da Grã-Bretanha vão experimentar ondas de até 10 metros, quatro ou cinco horas depois do evento geológico nas Canárias. Portos serão destruídos. Desastres naturais como estes são raros; ocorrem a cada 10 mil anos. Mas La Palma pode entrar em colapso muito antes.
— 'O que sabemos é que está em processo de acontecer' — garante McGuire.
A Ilha chamou a atenção dos cientistas em 1949, quando seu vulcão, o Cumbre Vieja, entrou em erupção, causando um desabamento de parte de seu flanco Oeste, que afundou quatro metros oceano abaixo. Especialistas acreditam que placas de terreno continuam escorregando lentamente para o mar e dizem que uma próxima erupção deve fazer toda a lateral ocidental da montanha desabar.
— 'Quando acontecer, não vai levar mais do que 90 segundos' — disse McGuire.
Apesar da potencial escala de ameaça, pouco tem sido feito para monitorar a atividade geológica da Ilha de La Palma, nas Canárias. Alguns sismógrafos foram instalados na precária encosta oeste da ilha. Além disso, os equipamentos não dão informações suficientes para estimar quando uma nova erupção deverá ocorrer.
— 'A situação é realmente preocupante. Podemos não estar percebendo o necessário em relação ao vulcão Cumbre Vieja' — alerta Bill McGuire, diretor do Centro de Pesquisa de Riscos da University College of London.
Cientistas, como o britânico, conclamam para um esforço internacional no sentido de instalar sensores mais sofisticados e em maior número na Ilha, assim como satélites com posicionamento global que possam detectar a velocidade, por menor que seja, com que a massa de terra continua a deslizar para o mar. Segundo McGuire, sistemas como este não são tão caros para os governos: custam menos de US$ 1 milhão. — 'Os EUA devem ter cuidado com a ameaça do La Palma. As nações do Caribe também não suportarão tamanha destruição. Mas não se leva o assunto a sério. Os governos mudam e ninguém se interessa' — critica o geólogo britânico.
No entanto, mesmo que equipamentos de monitoramento sejam instalados, nada pode ser feito para prevenir o desastre natural. Poucas medidas adiantariam em caso de colapso da Ilha. Barreiras não protegeriam dos megatsunamis. Tentar uma maneira racional de quebrar La Palma antes que a natureza o faça é tão perigoso ou demorado quanto deixar as coisas seguirem seu rumo.
Novos sismógrafos poderiam avisar sobre uma erupção com até duas semanas de antecedência. Mas ninguém pode afirmar em que momento o vulcão vai desabar ou se esta explosão acontecerá nos próximos séculos. Ordenar retiradas em massa da população – uma medida acertada do ponto de vista humanitário – traria um imenso impacto financeiro, que só iria piorar a situação dos países, se o alarme fosse falso.
Mas o evento promete ser extraordinário. Só nos litorais das Canárias, da América do Norte e da África (os locais onde as ondas teriam poder mais letal) calcula-se que 100 milhões de pessoas seriam diretamente afetadas pelo colapso.

Fonte: Steven N. Ward
Institute of Geophysics and Planetary Physics, University of California, Santa Cruz California, USA
http://www.illuminati-news.com/pdf/La_Palma.pdf

quinta-feira, 4 de março de 2010

SITUAÇÃO DO SANEAMENTO NA CIDADE DO RECIFE

O Recife conta hoje com uma população de 1,5 milhões de habitantes de acordo com o último censo do IBGE. Como conseqüência da má distribuição de renda e a decorrente predominância de estratos “muito pobres” e “de pobreza crítica” na população da cidade, o processo de ocupação territorial se deu, ao longo de décadas, através das invasões de áreas, fato este que se observa até os dias de hoje.

Deste modo, esta população de excluídos ocupa as chamadas “áreas de risco” constituídas por encostas de morro com inclinação igual ou superior a 30º, áreas de planícies alagáveis margeando rios e canais e os chamados “bolsões de pobreza” que são áreas críticas confinadas em bairros centrais e nobres. Esta ocupação desordenada perfaz hoje um total de mais de 500 favelas desprovidas de um mínimo de infra-estrutura urbana, demandando do poder público providências urgentes.

Embora tenha uma extensão territorial pequena de apenas 220 km2, somente 30% deste território possui rede coletora pública de esgotos, restrita ao centro da cidade e a bairros de maior poder aquisitivo.
Em síntese, os números do saneamento no Recife são os que se seguem:

Água:

• 88% dos domicílios estão ligados à rede geral de abastecimento de água;
• 9,6% são atendidos por poços ou nascentes, dos quais 8,7% não possuem canalização – em 1991 esse número era de apenas 2%; esse crescimento se deve ao descrédito no serviço público;
• cerca de 35 mil pessoas consomem água de fontes sem qualquer controle de qualidade;
• racionamento crônico que já dura mais de 20 anos; • precário controle de operação de poços particulares;
• idem sobre o fornecimento de água em carros pipas;
• proliferação da indústria de engarrafamento e distribuição de água mineral.

Esgoto:

• 42,9% dos domicílios estão ligados à rede geral de esgoto ou rede pluvial;
• 46,6% utilizam fossas sépticas e rudimentares.
• 7,8% jogam os dejetos sem tratamento, em vala, rio, lago, mar ou outro escoadouro;
• 2,7% dos domicílios sequer dispõem de instalações sanitárias, o que equivale a uma população de 40.000 pessoas;
• cerca de 1 milhão de pessoas sem serviço de coleta de esgoto.

Como se pode observar, em termos de Saneamento, a situação do Recife é preocupante: o abastecimento de água é insuficiente pela quantidade ofertada, irregular por sua intermitência, tendo ainda, a qualidade comprometida pela ocorrência de infiltrações nas canalizações motivadas pelo “enche e seca” das paradas decorrentes do racionamento.

O Sistema de Esgotamento Sanitário, insuficiente e precário, compromete a saúde da população e polui os cursos d’água ameaçando hoje, inclusive, a balneabilidade de nossas praias em diversos pontos monitorados. Cumpre destacar, também, o sério comprometimento das estruturas de drenagem pelo lançamento indevido de esgotos sanitários ao longo de décadas.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

BLOCO DO TITIO - CARNAVAL 2010




Garibaldi, presidente do Bloco do Titio, convida a todos para participarem dessa folia que tem concentração marcada no Recife antigo, e, a sua presença é fundamental. Portanto, local e hora na programação a seguir:


11 DE FEVEREIRO DE 2010 (Quinta feira da semana pré-carnavalesca) O BLOCO DO TITIO, desfilará pelo Recife Antigo. Concentração ao lado do Banco do Brasil, na Avenida Rio Branco, a partir das 21 horas. Orquestra Hemetérico da Bomba

16 E FEVEREIRO DE 2010 (Terça feira de carnaval). O BLOCO DO TITIO, se concentrará às 18 horas na rua da Guia em frente ao restaurante Pernambuco. Orquestra Hemetérico da Bomba.


Brinquem e bebam com moderação,
nos encontramos lá!!!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Origem do Batom

Jornalista Inês de Castro, co-autora do livro "O Guia das Curiosas", explica que o batom como conhecemos hoje foi inventado em 1915 pelos salões de beleza americanos.

Quando a novidade apareceu, somente as prostitutas aderiram à moda. As "mulheres direitas" só se renderam à beleza dos lábios pintados cinco anos depois.